O Programa CED – Captura, Esterilização e Devolução, destinado a animais errantes, já se encontra em curso no concelho de Loures.
Com efeito, foi aprovado (em Reunião de Câmara, de 23 de maio de 2018) e assinado (a 13 de junho de 2018) um protocolo de cooperação, entre a nossa Associação e a Câmara Municipal, com vista precisamente à realização de esterilizações de animais de colónias do nosso concelho.
http://www.cm-loures.pt/Conteudo.aspx?DisplayId=4279
Jornal Municipal, Loures, Edição 21, Julho de 2018, Página 04
https://www.facebook.com/chaodosbichos.associacao/posts/1796719427075162
Importa, ainda, esclarecer, sobre o referido protocolo no âmbito do programa CED de Loures:
– O referido protocolo prevê as seguintes esterilizações, pelo prazo de um ano: 150 cadelas e 75 cães – 7500 euros e 250 gatas e 120 gatos – 13500 euros, num total de 21000 euros.
– Estamos convictos de que o controlo de nascimentos por via da esterilização é a única forma de controlo ético e eficaz do número alarmante de animais existentes no nosso concelho em situação de abandono ou de vida precária, sendo a redução de ninhadas um benefício óbvio para o bem-estar animal, para a comunidade, para o município e para a nossa associação.
– Por fim, e para que não restem dúvidas, é ainda fundamental fazer-se saber que o mesmo apenas tem uma mais-valia para a Chão dos Bichos Associação: ver mais animais a serem esterilizados e não ter que financiar a totalidade dos custos da operação. Retenha-se que nem uma margem para gestão de combustível dos voluntários envolvidos no Programa CED (capturar, esterilizar, devolver) foi tida em conta. Os valores em cima da mesa servem única e exclusivamente para as cirurgias de 595 animais errantes.
Um pequeno, mas importante, passo para um futuro mais digno dos animais do concelho de Loures!