O Voluntariado é uma necessidade permanente da Associação Chão dos Bichos.

AJUDE O SONHO A CONTINUAR, TORNANDO-SE VOLUNTÁRIO!

Voluntariado na Chão dos Bichos: porquê?

O voluntariado na Chão dos Bichos poderá assumir várias formas, consoante a sua disponibilidade e aptidão, sendo que o mais necessário é o tratamento diário dos cerca de 550 animais (450 cães e 100 gatos) que albergamos.

Todos os dias e a todo o momento, a Associação Chão dos Bichos precisa do apoio de muitos voluntários. Sendo uma associação sem fins lucrativos, todos os donativos angariados são muito poucos para fazer face às despesas de alimentação e veterinárias, e assim nada resta para pagar a alguém que cuide diariamente dos animais que esta associação alberga. Pelo que estamos inteiramente dependentes da boa vontade dos voluntários que nos queiram ajudar. A tarefa da higiene, cuidados de saúde e alimentação requer muito tempo, por isso precisamos de uma vasta equipa de voluntários.

Voluntariado

Quais os requisitos e características do Voluntariado no Abrigo?

Para ser voluntário no abrigo é importante que disponha de assiduidade regular. Tal fator é favorável, não só no que toca à experiência nos trabalhos efetuados como na vivência com os animais, isto porque só com o tempo é que ganhamos a confiança dos patudos e tal é necessária quando executamos tantas tarefas em sincronia com tantos animais. Com efeito, um voluntário da Chão dos Bichos deverá ter uma assiduidade mínima de uma vez por semana, uma vez que os animais precisam de conhecer quem anda no meio deles e o voluntário tem que se habituar ao trabalho e logística do espaço e só através da frequência é que deixará de ser um elemento novo.

Para ajudar no abrigo é necessário que se sinta à vontade a realizar limpezas (chão, comedouros, etc.), dar banhos e escovar os animais, lavar, estender e apanhar as mantas, dar a ração aos patudos, etc… (Todas as tarefas podem ser aprendidas através das indicações e exemplo de outras pessoas, já menos iniciadas, sendo, então necessário ter força de vontade e ter no bem-estar e saúde dos patudos o seu objetivo).

Trata-se de um trabalho pesado, muitas vezes debaixo de sol ou de chuva.

Tenhamos em mente que falamos de animais que dependem exclusivamente do nosso trabalho e dedicação pelo que o compromisso que assumimos inicialmente tem que se ser assegurado!

A manutenção do espaço e o cuidado dos animais é iniciado todos os dias pelas 9h e decorre (por norma) até à hora de almoço.

Se se quiser dedicar, doando algum do seu tempo, durante a semana ou ao fim de semana, venha ajudar-nos. Os animais terão, assim, mais atenção e maior qualidade de vida.

São precisos voluntários especiais, é isso que a Chão dos Bichos precisa, voluntários cheios de vontade, dinâmicos, que não se importem de andar ao sol e à chuva para cuidar destes seres maravilhosos, ou seja voluntários especiais, muito especiais… Quer ser um voluntário de verdade, ajudar de verdade, junte-se a nós, aqui vai perceber o verdadeiro sentido da palavra voluntário.

A Chão dos Bichos é a casa de muitos gatinhos e cãezinhos, que aqui encontram casa, comida, água, uma caminha quente e muito, muito carinho, de um grupo excecional de pessoas que deles cuidam diariamente. A Chão dos Bichos é a casa e a família definitiva para muitos deles, por isso a dedicação dos voluntários é fundamental para fazer de todos estes animais, bichinhos felizes. A ajuda que chega de todos os que em nós confiam é também essencial para que toda esta “máquina” funcione.

Voluntariado na Chão dos Bichos é desafiante, aqui aproveita-se e reaproveita-se tudo (mesmo!!), em nome do carinho que temos por eles e do conforto que lhes queremos proporcionar. Para isso precisamos de muita força de vontade.

A Chão dos Bichos alberga mais de 500 animais entre cães e gatos, nenhuma cama fica sem manta, é um esforço diário que fazemos para manter os patudinhos felizes e quentinhos. Voluntariado na chão dos bichos é trabalho árduo sim, dedicação muita, amor incondicional, sempre…

Como proceder para ser Voluntário(a) na Associação?

Se considera que tem o que é necessário para assumir este compromisso, convidamo-lo a preencher o formulário (que nos pode remeter por email) e a contactar telefonicamente connosco a fim de combinarmos o melhor dia para vir conhecer o espaço, os animais e o trabalho.

Existem outras formas de voluntariado, para ajudar?

Se não tem esta disponibilidade regular, provavelmente as tarefas no abrigo não são a melhor opção de voluntariado para o seu caso. Poderá, ainda assim, optar por oferecer umas horas nas Campanhas de Recolha Alimentar Animal. Estas decorrem em datas e locais previamente anunciados, tipicamente em fins de semana. A principal tarefa é a distribuição de panfletos à entrada do supermercado onde estamos a realizar a Campanha e a receção e guarda das ofertas entregues até ao final do “turno”, de forma cortês e gentil.
Se deseja ajudar a Associação mas a sua localização não possibilita uma interação mais física, pode sempre tornar-se sócio e/ou ajudar na divulgação da Associação, dos nossos animais e das nossas necessidades, acompanhando-nos através da nossa página no facebook.

Muito obrigada pelo interesse!